Esta história começa com o cantor e compositor Geraldo Azevedo, que durante um show no último sábado (20) em Jacobina (BA), afirmou que foi torturado na ditadura militar pelo general Hamilton Mourão (PRTB), candidato a vice de Jair Bolsonaro (PSL).

“Olha, é uma coisa indignante, cara. Eu fui preso duas vezes na ditadura, fui torturado, você não sabe o que é tortura, não. Esse Mourão era um dos torturadores lá”, disse Azevedo.

 

Fernando Haddad (PT) gostou da história e, durante sabatina do jornal O Globo nesta terça-feira (23), a repetiu. “O Mourão, por exemplo, foi ele próprio torturador. Geraldo Azevedo declarou em um show que foi pessoalmente torturado pelo Mourão”. Em outro trecho, Haddad volta a fazer a afirmação: “Eu tenho compromisso com a verdade e não vou ser irresponsável. Estou falando dele porque é vice e foi torturador. Então, acabou, são dois fatos. Ele é o vice e ele é torturador”.

 

Só há um problema com as afirmações de Geraldo Azevedo e Fernando Haddad: elas são FALSAS! E por um motivo muito simples: as datas não batem!

Em 1969, primeira vez em que Geraldo Azevedo foi preso e torturado por 41 dias,  Antônio Hamilton Martins Mourão tinha 16 anos e era aluno do Colégio Militar de Porto Alegre. Mourão entrou em 1972 na Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN) e no dia 12 de dezembro de 1975 foi declarado aspirante-a-oficial da Arma de Artilharia. A segunda prisão de Geraldo Azevedo aconteceu em 1974, um ano antes.

A mentira foi tão grande que Mourão já a desmentiu (vídeo abaixo) e o próprio Geraldo Azevedo também desmentiu o que afirmou.

Em resumo: o candidato petista que afirma ter “compromisso com a verdade” divulgou uma notícia falsa (fake news) para obter benefícios políticos.

Contribua com o trabalho da Agência Caneta: clique aqui

2 comments
  1. Fake das mais baratas e tipicamente de esquerdista… pois nem calculo mínimo foi capaz de fazer… o Sr Gen. Mourão nasceu em 15 de agosto de 1953… em 1969 ele tinha 16 anos! kkkkkk

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You May Also Like