Uma ironia do destino selou o assassinato do ex-governador do Espírito Santo e ex-senador Gerson Camata, 77 anos, ocorrido ontem (26) na Praia do Canto, em Vitória.

Camata foi o autor do Projeto de Lei do Senado 292/1999, posteriormente aprovado pelo Congresso Federal e transformado na Lei Ordinária 10826/2003, conhecido como Estatuto do Desarmamento.

O autor do homicídio, o ex-assessor de Camata, Marcos Venicio Moreira Andrade, utilizou uma arma de fogo sem registro para matar o político com um disparo no pescoço.

Ou seja, a lei criada por Gerson Camata, responsável por transformar milhões de brasileiros em vítimas indefesas de criminosos, não protegeu o próprio Camata.

428 comments
  1. Estatuto esse, criado por ele.
    Desarmou a população esse ex governador, tenho minhas dúvidas da “bondade” dele.
    Experimentou o próprio veneno
    …não tenho pena.

  2. A população de hoje, não tem maturidade nenhuma para possuir uma arma de fogo, pois acredito, que depois de 15 anos, que está Lei do desarmamento entrou em vigor, nossos jovens não saberiam usar uma arma como um objeto igual a um carro como foi citado. Teríamos sim, pessoas imaturas, com tolerância zero, tendo em suas mãos, algo que não será usado para sua defesa, mas sim um objeto para lhe tirar a liberdade por usar contra outras pessoas de forma errada e inconscientemente.
    Imol…

    1. Tudo mimimi, ate catorze anos atrás, quase toda família tinha uma arma, so depois do desarmamento os índices de morte por arma de fogo dispararam. Vamos usar a inteligência gente?. De 1911 pra cá, inúmeros países admitiram o desarmamento e pasmem, todos, más, todos eles tiveram os índices de mortes por armas de fogo pela bandidagem aumentados. Isto esta na historia, é so pesquisar .

  3. Imol, 27 de Dezembro de 2018
    20:30 hrs
    A população de hoje, não tem maturidade nenhuma para possuir uma arma de fogo, pois acredito, que depois de 15 anos, que está Lei do desarmamento entrou em vigor, nossos jovens não saberiam usar uma arma como um objeto igual a um carro como foi citado. Teríamos sim, pessoas imaturas, com tolerância zero, tendo em suas mãos, algo que não será usado para sua defesa, mas sim um objeto para lhe tirar a liberdade por usar contra outras pessoas de forma errada e inconscientemente.
    Imol…

    1. É por causa de alienados como vc que quase fomos subjugados pelos exércitos armados do pt, que continuam roubando, matando inocentes, invadindo propriedades e explodindo bancos para manter o partido. Arma não é para jovens desatinados, mas para cidadãos conscientes. A população brasileira não é composta somente de jovens alienados, que sequer conseguem dirigir um veículo sem colocar em risco a vida das demais pessoas. O direito de defesa é sagrado, para aqueles que querem se utilizar de tal direito.

  4. É lamentável mais as leis do estatuto do desarmamento só benefício bandidos e colocou nas costas do povo a responsabilidade de crimes com armas de fogo os bandidos importaram amas bem mais sofisticadas que a própria polícia .e tiveram a afirmação que ninguém teria armas p.c defender

    Simples assim…

  5. Muito me impressiona pelas palavras usada nos comentários sobre as pessoas, ou sejam, vítima e autor. A mídia tem um grande poder de formar opinião. O que sobra para todos nós é acreditar ou desconfiar de informações . Lembro do Gerson Camata, porém, nunca o vi. Não lembro deste assessor, como também, sobre ele não tenho como emitir nenhuma opinião. Assim, prefiro esperar a investigação a omitir opinião distorcida ou que poderá ser falha quando a verdade for encontrada, se for.

  6. FOI VÍTIMA DO QUE ELE CRIOU SE ELE TIVESSE ARMADO TERIA UMA CHANCE E PODERIA ESTÁ VIVO.

    1. Ou, no mímino, o assassino teria MENOS chances de comprar uma arma ilegal, sendo portando, menos provável dele cometer o crime…

  7. Logico que nada justifica a violência, porém o Título da reportagem está errado . O assessor não era bandido e sim uma pessoa lesada. A história não é bem Essa que foi morto por nada.

  8. É cruel mas cada um paga pelos seus atos o super poder na mão gera intolerância e o desafeto reage inrracionalmente

  9. “Se vc torna a catapulta algo fora da lei, somente os foras da lei terão catapultas” O desarmamento falhou miseravelmente no seu propósito, o referendo popular de 2005 deve ser respeitado, não há nada que justifique a retirada de armas da população deixando nossa segurança na mão do estado, todas estatísticas mostram que quando o desarmamento entra em ação o número de mortes por arma de fogo só cresce…

    1. Depois de sabermos das falcatruas perpretadad nas urnas pelo pt, penso q o plebiscito foi manipulado

      1. O resultado do plebiscito foi contrário ao desarmamento.
        O povo foi desrespeitado em sua vontade.

  10. Ele foi morto, mas deixou um legado de coisas boas, a ideia dele foi Boa, é deve ser continuada, se tivesse armado teria sido morto do mesmo jeito , ninguém escapa do elemento surpresa… Bolsonaro é o a maior exemplo poderia estar morto hoje….

    1. Vai se lascar com seu pensamento filosófico! Ele criou um projeto de lei que desarmou apenas o cidadão de bem sua escrota!

  11. Não era bandido e sim o desafeto. O Estatuto do Desarmamento é uma conquista humanitária e uma segurança a mais para os operadores das forças de Defesa Social. Querem que todos andem armados impunimente para expor as nossas vidas? Desarmamento Sempre!

    1. Seguranca onde cheio de bandido ai andando de fuzil nas ruas matando de dizimano familias inteiras e vc fala que e uma conquista

    2. Conquista humanitária somente para os bandidos seu trouxa, quem se ferrou nessa foi a população que ficou a mercê da bandidagem que sempre esteve armada. Vai estudar que tu ganha mais e para de falar merda.

  12. A arma é um objeto..um carro é um objeto..uma moto é um objeto etc..o ser pensante; racional é pra ser os seres humanos . TUDO isso se transforma em armas letais pelo ódio..60 mil reais bloqueados do autor corroendo todo esse tempo que eclodiu neste ato…Denunciou um esquema do Governo, e a justiça ainda o condenou por danos morais por não provar…Reflexo dos poderes .

  13. Na verdade a arma possuía sim registro e em nome do autor do crime.
    Mas estava vencido!
    De qualquer forma o problema não são as armas, e sim quem as possui. O Ex Governador foi morto por um homem mau, armado. O Ex Governador era um “homem bom”, desarmado pelo Estatuto do Desarmamento.

    1. Estatuto esse, criado por ele.
      Desarmou a população esse ex prefeito, tenho minhas dúvidas da “bondade” dele.

  14. Jesus Cristo, pregador da paz e do amor. Da tolerância e diálogo, teria sido torturado, crucificado e morto.
    Essas ironias acontecem mesmo. Mas nem por isso a ideia defendida é um engano.

    1. Véi.. nem de longe da pra comparar Jesus com esses trastes podres e repugnantes da política… Indiferente de qual seja o assunto. Até por que Jesus pregava o bem em prol do próximo.. qualquer um desses pregam o bem em benefício próprio.

    2. E Jesus não teria defendido o estatuto do desarmamento. Muito menos entrado nesse coitadismo em favor de criminosos.
      Eu poderia citar muitas referências, mas basta lembrar que a sua palavra: “Quem com ferro fere, com ferro será ferido” não admite a interpretação de defesa de que o ferro seja extinto, proibido, ou sei lá o que, e sim que o que fere com essa arma poderia ser ferido com a mesma arma. Direito de defesa, justiça… Capiche?
      Ou seja, se as armas de hoje são o ferro de ontem então Jesus não defenderia o estatuto do desarmamento havendo tantos bandidos armados e nem de longe senso as frôzinhas uma forma cabível de enfrentar bandidos armados até com fuzil. Jesus era um ser humano inteligente e altamente responsável pra começo de conversa. O problema é muita gente apelando pra esse nome sem ter nem o conhecimento básico. A começar pela comparação de Jesus com um político qualquer da nossa atualidade.

  15. Um legislador, um assassino, e a filosofia em frangalhos.
    Se este filme não fosse trágico seria hilário.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You May Also Like