Uma ironia do destino selou o assassinato do ex-governador do Espírito Santo e ex-senador Gerson Camata, 77 anos, ocorrido ontem (26) na Praia do Canto, em Vitória.

Camata foi o autor do Projeto de Lei do Senado 292/1999, posteriormente aprovado pelo Congresso Federal e transformado na Lei Ordinária 10826/2003, conhecido como Estatuto do Desarmamento.

O autor do homicídio, o ex-assessor de Camata, Marcos Venicio Moreira Andrade, utilizou uma arma de fogo sem registro para matar o político com um disparo no pescoço.

Ou seja, a lei criada por Gerson Camata, responsável por transformar milhões de brasileiros em vítimas indefesas de criminosos, não protegeu o próprio Camata.

A guerra pela aprovação da Reforma da Previdência continua. Faça parte: clique aqui

346 comments
  1. Diante do fato ocorrido, não tinha como evitar Porque O Crime foi premeditado, Ou seja evitado ou msm contido por qualquer amparato policial, Sobre a relação que o internauta discute em diálogos fica difícil chegar a um raciocínio. Afinal o idealizador desse Projeto que a população acha que não deu certo. Teve seu Desfecho Final Triste. Hoje vivemos a mercê dos Bandidos, e mais se o estatuto desarmasse e desse Segurança estava bom, mais a cruel situação da segurança pública toda vida Foi um fracasso até Qd vamos ver nossos enter perder a vida e sem nenhuma Resposta. Esperamos nesse Novo Presidente termos o Direito de Resposta.

  2. E dai, usar esse fato como prova de fracasso do estatuto é burrice. Tem situações onde o cara é policial, armado e preparado, flagra ou é vitima, reage e acaba ferido ou morto; ai vão falar que arma não serve para proteção nem de quem tem preparo ou mesmo que o cara nao era bem treinado? A premissa de estar armado significar garantia absoluta de proteção, acontece revés, e nem por isso invalida o argumento de quem defende o armamento. E sobre o desarmamento, não impede 100% mesmo não, mas diminui consideravelmente as ocorrências e reações intempestivas entre pessoas. Sem estatuto o acesso de bandidos se agrava.

    1. Desarmar o cidadão é simplesmente tirar-lhe o direito de defender sua própria existência e esse direito é uma premissa da liberdade humana.
      Qualquer outra posição contrária à essa premissa é erro de direito

    2. Discordo… O estatuto só desarmou o cidadão de bem. O bandido tem acesso livre a qualquer arma inclusive as de uso restrito ou acha que compra AKs e ARs em lojas credenciadas a PF e ao exército? Teria o ex governador pelo menos a possibilidade de auto-defesa e pela posição do corpo ele tentou ainda fugir ao ser alvejado. Armas não garantem segurança mas te dão a liberdade de escolher entre tentar se defender ou aceitar o que pela força lhe for imposto.

  3. Apoiei a.iniciativa ..entregando 2 armas q tinha em casa…pois tinha 2 bebês…e qdo eles tinham 10 meses sofremos um assalto dentro da residência onde eles criaram pânico nas crianças…enqdo tinham 3 anos a cena se.repertiu….entao 2 crianças eu e a esposa vivenciando cenas traumáticas p TDS nos até hj…
    Sinto dizer q me.sinro um otario em ter acreditado nesse projeto…o PT dilacerou o BR d TDS as formas ..
    Ano q vem quero ver bandidos fazendo farras…

    1. Então Cleyton, tenho arma em casa e NÃO devolvi, sabe pq ?? Pelo que vc passou duas vezes e outra, quanto vale uma arma ?? 3.000, 4.000, 5.000 ??? Depende do modelo e fabricante… Quanto eles te pagaram para devolver ??? 50,00, 100,00, 300,00 ??? Eles deviam ter pago no mínimo do dobro do valor… Mas enfim, NÃO devolvi e NUNCA DEVOLVERIA…

  4. Concordo plenamente com o que Maria disse, infelizmente em nosso País, “a mão que afaga é a mesma que afoga”.

  5. Pra quem não sabe o servidor público que comete crime no exercício da função ou que denigre a imagem da instituição já tem a pena aumentada em 1/3, isso para os servidores comuns, não para os homens acima da lei ou vestidos de toga.

  6. Todos os políticos em especial os vereadores fazer cumprir as 40 horas semanais como qualquer trabalhador sem direito a fazer bico ou seja não pode ter outra renda ou empresa não pode ter CNPJ pois um funcionário público não tem o direito de ter

  7. Sem falar que tanto um tropeso quanto um vacilo já é o suficiente para sinalar o fim da vida de uma pessoa … É preciso saber viver.

  8. Juízes e demais Autoridades que cometerem crimes, não deveriam gozar de nenhum privilégio, de nenhuma progressão de regime, pois são pessoas de notável saber, principalmente do mundo jurídico.
    Mas, como são eles que participam da criação, elaboração e aplicação das leis, se colocam acima delas, criando subterfúgios para socorrer os de sua laia.
    Em verdade vos digo: O Diabo veste toga!

  9. Juízes e demais Autoridades que cometerem crimes, não deveriam gozar de nenhum privilégio, de nenhuma progressão de regime, pois são pessoas de notável saber, principalmente do mundo jurídico.
    Mas, como são eles que participam da criação, elaboração e aplicação das leis, se colocam acima delas, criando subterfúgios para socorrer os de sua laia.
    Em verdade vos digo: O Diabo veste toga!

  10. Quanta merda. Primeiro ele não eh Bandido, agora cometeu um assassinato. Bandido foi o ex político que cometeu vários crimes e tudo foi arquivado.

  11. Deixa de ser inocente. Ele matou porqie queria e não por está com um revólver. Mataria com uma faca, com um pedaço de pau, com o carro. Ele queria matar
    e matou

  12. Lembrando que o presidente eleito, se não tivesse o estatuto do desarmamento, e o esfaqueador usasse uma arma de fogo, ele poderia estar morto hj….Exemplo, a maior violência hoje contra a mulher não é na rua, mas em casa…em casa ok?

    1. Que ingenuidade! O criminoso não arma de fogo por que ele não quis, não por causa do estatuto do desarmamento. Quantas pessoas morreram vítimas de armas de fogo mesmo com o estatuto? Quem quer matar mata de qualquer maneira.

    2. Do jeito que mataram o ex-senador, se ele tivesse oportunidade, no meio da multidão, também poderia usar uma arma, já que as armas só estão proibidas para o cidadão de bem, os bandidos podem usar a vontade.

    3. Quanta merda que eu li agora, o terrorista que deu facada só não usou arma de fogo PORQUE NÃO QUIS, bandido não precisa de estatuto pra ter ou não arma, como se obedecessem a lei, né? MDS

      1. Sim amiguinho, afinal se ele tivesse arma de fogo ele ia disparar exatamente no mesmo lugar que atingiu com a faca, e não esvaziar o tambor na cara daquele boçal do presidente eleito.

        1. FESTIVAL DE ASNEIRAS , O ESTATUTO DO DESARMAMENTO , DE AUTORIA DE GERSON CAMATA E SANCIONADO , POR LULA FOI UMA FALCATRUA COMUNISTA , PARA TIRAR O DIREITO DE DEFESA DAS PESSOAS E AUMENTAR OS ASSASSINATOS, ESTUPROS E CRIMES DE TODA ESPECIE. QUEM APOIA O ESTATUTO DO DESARMAMENTO , OU E’ INSANO MENTAL OU BOIOLA.

    4. Não meu caro. Àquela distância e naquela posição, o ferimento teria sido bem menos danoso com uma arma de cano curto. Se não entende de armas de fogo, fica caladinho pra não se expor ao ridículo.

    5. Pelo contrário, a arma de fogo cauteriza os ferimentos por conta do calor, não teria hemorragia, portanto, o estrago teria sido menor e com menos risco à vida, pelo qual passou nas primeira 24 horas

    6. Deixa de ser burro!!! Você acha que um fora da lei esta preocupado com a lei?…. Nunca vi tanta ignorância numa pessoa só.

  13. Em primeiro lugar, quem mato CAMATA não é bandido. É um cidadão comum, que se desentendeu com a vítima de quem foi assessor durante mais de 20 anos. Exatamente por estar armado é que ocorreu o crime. Se ele não tivesse a arma o crime não teria ocorrido.

    1. Errado! Se ele não tivesse acesso a uma arma de fogo, algo muito difícil de acontecer quando um bandido está determinado a cometer algum delito, certamente usaria uma faca ou qualquer outro instrumento. Ademais, quem mata outra pessoa e não pode ser enquadrado nos excludentes de ilicitude, é bandido sim.

    2. Deixa de ser inocente. Ele matou porqie queria e não por está com um revólver. Mataria com uma faca, com um pedaço de pau, com o carro. Ele queria matar
      e matou

  14. Alguém se lembra de que a lei que impede que menores de 16 anos trabalhem (ver Estatuto do Menor e do Adolescente) foi proposta/criada pela Rita Camata, esposa do Gerson Camata? Uma lei que fez dos pais quase escravos dos filhos que “não podiam” trabalhar… criança (16 anos!) tem que brincar e estudar – famosa frase dita por ela!

  15. Tinha que ser assim com todos que defendem essa lei esquerdista maldita do desarmamento. Revogação já.

  16. Tem que queimar esse código penal brasileiro. E juiz pego em delito, ter a pena triplicada e não receber um prêmio como é hoje ” aposentadoria compulsória “

      1. Sugestão
        Iniciar um projeto para acolher assinaturas com no objetivo de criar uma Lei com este propósito
        Servidor público, inclusive Juízes e Politicos, cometeu delito…. perde todos seus direitos, incluindo salários e respondem criminalmente pelo ato delituoso

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You May Also Like