Um diálogo obtido pela Polícia Federal entre Glenn Greenwald, o receptador de material roubado que edita o site The Intercept Brasil, e o estudante de direito Luiz Henrique Molição mostra que as invasões feitas a milhares de autoridades brasileiras foram organizadas por uma quadrilha e não apenas pelo hacker “Vermelho”.

O diálogo ocorreu em 7 de junho deste ano, três dias após o surgimento da notícia de uma tentativa de invasão ao celular de Sergio Moro e dois dias antes da publicação das primeiras reportagens do Intercept com base nas mensagens roubadas.

A Crusóe teve acesso à transcrição de um trecho da conversa, encontrada pela Polícia Federal no Macbook de Walter Delgatti Neto, o “Vermelho”, um dos presos na primeira fase da Operação Spoofing. Molição, detido na semana passada, é apontado pelos policiais como um dos parceiros de Vermelho na trama.

O diálogo reforça a suspeita de que Walter não agiu sozinho como afirmou à polícia. Eis o trecho da conversa entre Molição e Greenwald:

Glenn Greenwald – Tudo bom?

Luiz Molição – Então, é… A gente… Eu estava discutindo com o grupo… Eu queria falar com você um assunto.

Glenn – Hã…

Luiz Molição – É… Como tá agora tá saindo muita notícia sobre isso, a gente chego… Nos…

Glenn – Sim.

Molição – Chegamos à conclusão que eles estão fazendo um jogo para tentar desmoralizar o que está acontecendo.

Glenn – Hã hã…

Molição – Igual o que aconteceu com o Danilo Gentili, e… o MBL, o Holiday… A gente pegou outubro do ano passado. Eles estão começando a falar agora…

Em um dos documentos da investigação, também obtido pela Crusoé, o procurador da República que acompanha o caso, Wellington Divino Marques de Oliveira, afirma que a gravação mostra que “a ação criminosa não foi obra de um indivíduo isolado” e que o diálogo “acaba por desmontar a tese apresentada por Walter Neto nos depoimentos já prestados à autoridade policial, quando alegava que teria agido sozinho”.

95 comments
  1. Se alguns conversam e formam estratégias de como prender corruptos e outros conseguem ouvir o conteúdo e dizem que aí não vale, e que a lei não permite, é uma tapeação, deve ser uma lei do Toffoli, Gilmar e etcetera 😪😴

  2. Engraçado, como é que alguém pode ter acesso à alguma coisa, informações de qualquer natureza, sem contactar com alguém? Do Céu é que não vai.

  3. Ótimo. Agora a gente sabe a origem do material e pode saber o conteúdo integral, de interesse Público. Ao invés de ficarem com o “não reconheço o material editado”, etc, divulga logo o que tem lá e prova que tá tudo editado (ou não).

  4. Se o Moro e os procuradores tivessem feito tudo de acordo com a lei os casamentos não teria acontecido não iria ter repercussão tudo isso foi por que agiram de maneira errada se eles conhece a constituição por que não fez certo

    1. Concordo se Moro e Deltan forem presos também. O q não pode é a tradição de passar a mão na cabeça.

      1. Preso por qual crime? Não seja analfabeto funcional. Kk acho que anda vendo muito os discursos da bancada do PT

    2. Esse gay que escreveu, não quer saber a verdade?
      Tá protegendo criminosos!
      Obstruindo a justiça!

    3. Quais crimes ele cometeu? Cite as leis condenativas, artigos e parágrafos. Caso não seja capaz de fazer isso cala essa tua boca. O que tem a ver a orientação sexual dele? Hum? É porque ele pisou no calo do Moro e escancarou pro mundo o canalha que ele é? Um belo vai tomar no cu pra você.

  5. Pois é, se eles n mexeram nas tais msgs, pq n submeteram a perícia oficial? Tbm so publicaram o q os interessou! Td jogo sempre com interesses proprios. E vem com um discurso de fazer justiça…acham q o ouvidos dos outros e pinico!!!!!

  6. Lula Livre, bandidos na cadeia! Ou ja esqueceram queiroz, aecio, perrela, loures, José Serra, capitão Adriano, Aloysio Nunes, laranjal… vixe… Que essa lista é comprida…

    1. Todos são tão bandidos quanto o Lula. Não há nenhum a ser defendido. Não tem nada que soltar. Soltar é andar para trás. A luta tem que se para prender os outros.

  7. Constato com tristeza e algum espanto o nível dos comentários aqui postados. E lembro-me de uma frase do Duce que, acredito, ilustre bem o momento:
    “Eu não inventei o fascismo, apenas tirei ele do subconsciente dos italianos”
    ( Benito Mussolini )

  8. Está nos faltando pulso firme . Sou leiga, mas não.vejo jornalismo de boa intenção, e sim um viralata Americano associado a um monte de desocupado atacando autoridades constituídas com aval da esquerda agonizante. Bem que os peões já estão preso, o patrão já deve estar com insônia. Ele deve optar entre um vôo noturno para sua terra ou um sol de verão quadrado.

    1. O fundamento da publicação das mensagens hackeadas é o mesmo das mensagens da Lava Jato. Ambas derivam de um vazamento criminoso mas têm interesse Público.

  9. Então eu penso que este gringo tem culpa, está envolvido até o pescoço com invasão de celular, porque é muita coincidência ele saber de tudo, ele e tem mais pessoas envolvidas junto com ele querendo destruir um trabalho feito por autoridades federais, que trabalham para prender pessoas que roubaram e tentam continuar a roubar o Brasil, especialmente o dinheiro público.

  10. Embora não se sabe o teor da suposta conversa e nem ainda se comprovou quem é o estrangeiro;.. vamos supor que dessa vez quem vai pra cadeia é o tal de Glenn, isso não alteraria em nada o andamento da VAZA JATO, visto que vão prender quem cometeu crime na obtenção, mas o jornalismo continuará soltando as mensagens pois elas são verdadeiras e revelam crimes também, como disse o próprio ministro da justiça quando o assunto era vazamento de conversas ilegal, “O IMPORTANTE É O CONTEÚDO”!….. EU SOU BRASILEIRO SEM PARTIDO, E SOU A FAVOR DA CONTINUIDADE TANTO DA LAVA JATO QUANTO DA VAZA JATO,O CRIME É CRIME NÃO IMPORTA QUEM COMETEU!

    1. Jamais podemos condenar ou absolver ninguém, quando se usa elementos para tal, em que estes foram obtidos de forma criminosa . Ou então estaríamos coniventes com o crime, em vez de condena-lo!

      1. Ei. Presta atenção!
        João rouba uma arma. José pega essa arma e mata Marisa. Então, José não pode ser condenado porque a arma foi roubada por João? O que Maria tem que ver com isso se ela foi morta. Resumindo: o que Glen tem que ver se os áudios são roubados? O que importa é o conteúdo deste áudio, se incrimina ou não alguém.

        1. Seu louco, isso que você falou não faz o menor sentido. Tentou fazer uma relação que não existe.

        2. segundo o codigo penal , quem usufrui de algo roubado, é qualificado como receptador.. se for pego dirigindo um carro roubado , mesmo que tenha comprado legalmente , vc será preso

    2. Então.. ficou comprovado que se passaram pela Joyce.. se fizeram isso, quem me garante que não se passaram também por Moro, por Deltan, entre outros.. essa comprovação que usaram a conta de alguém para mandar mensagens, acaba com narrativa de que essas conversas são verdadeiras.. independente de serem ou não..

      1. Se você gosta de roubos, tramas e morte, continue a apoiar esses quadrilheiros da esquerda capitaneada pelo PT do Luladrão. Assim os seus filhos e netos terão um futuro de desgraças e misérias.

      2. Esse negócio de mensagens copiadas e editadas e fraude. Porquê o Telegrama não mostra os originais?

    3. Uau!
      Suas palavras são sabias: quem nos dera a imprensa e os formadores de opinião fizessem o mesmo. Ou seja, que se coloquem no lugar do outro, que as leis sejam universais. E mais, se a justiça se coloca em dúvida, acima da lei, nenhum cidadão estará a salvo de arbitrariedades.

    4. há um consenso entre juristas que não houve qualquer crime ou violação dos direitos dos réus na lava jato, que as mensagens só reforçam a lisura da atuação do MPF, PF e judiciário. Além disso, essas mensagens obtidas desta forma não tem valor legal nenhum. Os próprios responsáveis pelo vazamento delas sabem. Seu interesse é apenas político, visto que tem ligações familiares com a oposição

  11. Invadir os meios de comunicação de agentes de combate ao crime é pouco pra você? Não te dá na cabeça que isso facilita o trabalho da bandidagem, que pode antecipar passos da investigação e destruir provas? (aliás, não veio daí a dificuldade de juntar as provas no processo?) Além de colocar em risco a segurança e a vida dos próprrios agentes? É que a sua mentalidade partidária já tá cegando a tua visão e matando o teu bom senso.

  12. Mas aí tem derrotados no meio,pode ter certeza que políticos que perderam a teta são os articuladores para mais um golpe de estado,já a muitos anos atrás eles já tentaram o golpe e aí veio a intervenção militar para não deixar a desordem tomar conta,e agira eles usam a democracia para fazer horrores com o Brasil mas não vão conseguir

    1. EM UM PAIS SERIO.NO MINIMO ESSE CIDADAO QUE SE DIZ JORNALISTA JA TERIA SIDO AO MENOS OUVIDO PELA.POLICIA FEDERAL FICO PENSANDO SE NO PAIS DELE TERIA A MESMA ATITUDE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You May Also Like