Um estudo de química computacional conduzido por quatro médicos da Era University, na Índia, mostrou um resultado surpreendente: o galato de epigalocatequina (cuja sigla em inglês é EGCG), uma molécula abundante no chá verde, pode ser mais efetivo no combate ao novo coronavírus (Covid-19) do que diversos outros compostos, incluindo dois medicamentos sendo estudados para o mesmo fim: o Remdesivir e a cloroquina.

De acordo com os responsáveis pelo estudo (disponível aqui), publicado no último dia 27 de março, o EGCG “é o agente mais efetivo contra o SARS-CoV–2” por apresentar a maior afinidade de ligação com as principais proteínas responsáveis pela propagação do vírus. Em relação à principal protease do vírus, a “6lu7”, a afinidade de ligação do EGCG (-6.99 kcal/mole) chegou a ser quase três vezes melhor do que o Remdesivir (-2.47 kcal/mole) e quase duas vezes melhor do que a cloroquina (-3.62 kcal/mole), mostrando que a molécula do chá verde por ser “bem mais efetiva do que o Remdesivir e a cloroquina” no combate ao vírus. A avaliação da afinidade de ligação é um método crucial para determinar possíveis compostos que possam atuar contra alvos biológicos específicos.

No estudo, os pesquisadores indianos chegam a sugerir a inclusão de 16 gramas de chá verde – “uma rica de fonte de EGCG que pode ter um papel importante no combate ao SARS-CoV–2″ – “preparado por 3 minutos em água fervente” na dieta diária. Entretanto, eles deixam claro que “mais pesquisas são necessárias para investigar os mecanismos e a forma de atuação” da molécula.

O “Research Square”, site responsável pela publicação, afirma que os artigos no site não passaram pela “revisão por pares” – a avaliação do estudo por outros especialistas da área – e, portanto, ainda não foram cientificamente validados.

14 comments
  1. Bom dia. Essa bebida a base de ervas chá verde, exige que se beba bastante água pois; na maioria das vezes não temos costume de tomar líquido. Falta de água realmente da segurança na boca. Um abraço!!

  2. Tomo chá verde em jejum e ao deitar ! Seu exército de antioxidantes , deve ajudar mesmo! Só pela melhora do bem estar já amooooo!!!

  3. Bem interessante o estudo! A alimentação e bons hábitos são a base para a saúde.

    1. Sempre que tomo chá verde, sinto que minha imunidade fica fortalecida. Ñ tomo por muito tempo, paro um pouco, pq sinto a boca seca e acho que afeta o fígado

      1. Os benefícios do chá verde são realmente incríveis
        Lembrando que beber bastante água ao longo do dia
        Vai potencializar os benefícios!!
        Eu uso há 18 anos todos os dias quente logo ao acordar

      2. Isso acontece mesmo, uma das funções desse chá é fazer com que a pessoa tome bastante água. Eu tb ficava com a boca seca, no início. Eu tomo o chá verde da Herbalife há mais de 12 anos. É um pouco viciante, eu acho. Porque não consigo ficar sem.

  4. Estas pesquisas feitas por profissionais muito comprometido sem salvar a vida dos outros são importantes neste momento em que estamos passando por essa pandemia obrigado pela informação

  5. Gostaria de manter informada, sobre ,como a alimentação, pode nos ajudar nesse momento!

    1. Sempre que tomo chá verde, sinto que minha imunidade fica fortalecida. Ñ tomo por muito tempo, paro um pouco, pq sinto a boca seca e acho que afeta o fígado

      1. Olá Patricia,é muito simples entende:A doença advém devido, o corpo fragiliza sem os nutrientes necessários
        Os estudos mostram que,comemos muito mas alimentamos pouco.
        Quando começar a entender que as refeições precisam conter todos os nutrientes,as doenças desaparecem.

    2. Olá Patricia,é muito simples entende:A doença advém devido, o corpo fragiliza sem os nutrientes necessários
      Os estudos mostram que,comemos muito mas alimentamos pouco.
      Quando começar a entender que as refeições precisam conter todos os nutrientes,as doenças desaparecem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You May Also Like