Cerca de 5,5 milhões de estudantes brasileiros participaram neste domingo (4) do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). E, como ocorreu em outros anos, o exame “lacrou”.

Em uma das 45 questões da área de linguagens, que engloba conhecimentos de língua portuguesa, literatura e língua estrangeira (inglês ou espanhol), os estudantes tiveram que responder uma questão sobre o “‘dialeto secreto’ dos gays e travestis”.

“Nhai, amapô! Não faça a loka e pague meu acué, deixe de equê se não eu puxo teu picumã! Entendeu as palavras desta frase? Se sim, é porque você manja alguma coisa de pajubá, o ‘dialeto secreto’ dos gays e travestis”, iniciava o texto do Midiamax utilizado na prova.

Em um país onde 70% dos estudantes que concluem o Ensino Médio sequer sabem interpretar uma reportagem corretamente, fica difícil entender a importância do “pajubá” no Exame Nacional de Ensino Médio. A não ser, claro, para “lacrar”.

“Pajubá”, um dos temas abordados pelo Enem no país onde 70% dos estudantes concluem o Ensino Médio sem saber interpretar uma reportagem corretamente
13 comments
  1. O que essa gente pensam ou de pensar não é de interesse da maioria dos cidadãos Brasileiros não e muito menos temos a obrigação de saber ou entender qualquer coisa a respeito :e essas instituições deveria e tem a obrigação de respeitar esses direitos.

  2. Então, era só sacanagem do MEC para fazer o examinando perder preciosos minutos pensando em como responder essa sacanagem?

  3. Pajubá é um dialeto??? Pelas minhas pesquisas, se trata de SOCIOLETO, ou seja, uma variante linguística falada por pessoas de certos grupos sociais. Já o dialeto é uma variante linguística falada em uma determinada área ou região, muito mais abrangente que a primeira. Pra mim, essa questão deveria ser anulada, está totalmente fora de contexto.

  4. Graças a Deus o PT saiu da presidência, olha a besteira que fizeram, um exame sério para ser aplicado aos jovens afim de conseguirem bolsas de estudo, colocar em seu conteúdo uma porcaria de gíria ou dialeto!? Pelo amor de Deus, onde isso é importante? Onde isso tem relevância? Onde isso vai acrescentar na vida dos Brasileiros e na sociedade? Com todo respeito aos gays e travestis, acredito que até eles concordam que as coisas sérias devem ser levadas de acordo com seu devido fim.
    Brasil vai melhorar!

  5. Esse Enem lacrou pra caramba, a cada duas ou três perguntas mais ou menos importantes tinha uma com o único objetivo de lacrar. E as únicas duas perguntas que tinham sobre fé cristã foram descontextualizadas, o que é um claro desrespeito a fé da grande maioria das pessoas.

  6. Isso é de uma importância sem limites. Eu não sei o que seria de mim sem essa informação.
    Nossa…! Salvou a minha vida!

    1. pode salvar um dia. nunca se sabe o dia de amanha vc pra viver precisa entender o que ta falando as monas kkkkk

  7. Na verdade, para resolver a questão, não se fazia necessário entender os termos ali contidos, pois estavam ali apenas servindo de exemplificação de um dialeto que foi dicionarizado. Para chegar a resposta certa, não precisa traduzir ou entender a linguagem gay.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You May Also Like