Programas como o lacrador Amor & Sexo, Conversa com Bial, Encontro com Fátima Bernardes e Video Show garantiram à Rede Globo um novo recorde: a menor audiência neste século.

Em novembro, o Ibope da emissora carioca caiu na Grande São Paulo, o coração da publicidade nacional, para 12,4 pontos de média no Painel Nacional de Televisão (PNT) nas 24 horas do dia. Analisando somente a faixa comercial (das 7 da manhã até meia-noite), a audiência média ficou em 15,1 pontos, o índice mais baixo dos últimos três anos. Cada ponto equivale a cerca de 240 mil domicílios no PNT.

Mais que isso: em novembro, das 7h à 0h, a Globo ficará com o menor share (% de participação no universo de TVs ligadas) no PNT neste século, talvez de todos os tempos: 33,5% (ou seja, das TVs ligadas, um terço estão ligadas na emissora).

Para efeito de comparação, em 2002 a Globo chegava a ter 60% de share. A Globo, entretanto, ainda tem uma grande vantagem sobre SBT e Record. Veja abaixo a audiência da TV aberta (em pontos) no PNT e em São Paulo (novembro)*:

PNT, 24 horas do dia (cada ponto = 240 mil domicílios)
Globo – 12,4
SBT – 5,6
Record – 5,6
Band – 1,1
RedeTV – 0,6

PNT, das 7h à 0h
Globo – 15,1
Record – 7,3
SBT – 6,6
Band – 1,4
RedeTV – 0,7

Grande São Paulo, 24 horas do dia (cada ponto = 72 mil domicílios)
Globo – 12,1
SBT – 6,5
Record – 6,0
Band – 1,6
RedeTV – 0,8

Grande São Paulo, das 7h à 0h
Globo – 14,6
Record – 7,7
SBT – 7,3
Band – 2,0
RedeTV – 0,8

*Até dia 27 de novembro. Dados mensurados pela Kantar Ibope Media

Com informações de Ricardo Feltrin

Contribua com o trabalho da Agência Caneta: clique aqui

16 comments
  1. Na verdade as pessoas só estam (assistindo) quando não tem o que fazer além disso a internet no celular e o que ocupa mais a atenção da população

  2. A fonte de informação e entretenimento mudou! As no dia sociais como o YouTube aumentam na mesma medida que a audiência televisiva diminui. Basta comparar, o brasileiro criou um senso crítico peculiar e próprio que consegue discernir o que é doutrinação (tentativa de) ou não. Estamos timidamente reaprendendo a criar um senso critico apenas fomentado pela internet que dá ferramentas para verificações de veracidade. Não é de hoje que a Rede Globo pratica a doutrinação e manipulação por meio de seus programas com mensagens por vezes até subliminares. O que está acontecendo é a mudança do perfil do telespectador, o que permite a conclusão de que se as emissoras de TV não se adaptarem, estarão fadadas à extinção nos moldes do fax ou máquina de escrever.

  3. Estamos vivenciando um tempo difícil de tudo , principalmente de misérias generalizadas. E a Globo , era um canal , que informava e ajudava levantar a auto estima e na formação de educação para as famílias . era nas novelas , nos seriados , nos programas , nas entrevistas inclusive até nas noticias trágicas atuais . Hoje, é só tudo interligado politicamente , ( as falas e os programas ) sem falar nas violências moral e de agressividade nos programas de lazer . Eu não compreendo como tantas cabeças inteligentes consegue querer conscientizar as pessoas que o mal é melhor . Nós tínhamos programa para crianças , sadio. filmes que realmente eram pedagógicos , programa educativos para adolescentes , sem agressividades , informativos sobre sexo e consequências , que também eram muito bons , como a Malhação . Agora, o que temos ? Novelas que mostra a realidade , mas de maneira que não estimule as brigas , as violências , os palavreados chulos . Por favor , analise os programas de vocês . Ninguém é mais masoquista e burro , para querer lazer dessas especies . Realmente, esses programas tem que terminar . Tudo é modernismo demais sem conteúdo e essência de formação e educação cultural . Nem os adolescentes , aceitam mais tantas confusão mental de distorções de valores . Fico triste porque sou saudosista e sei que temos como fazer o melhor. Precisamos sermos modernos , mais inteligentes e ajudar na formação dos nossos jovens . Um abraço . Obrigada . Obs; NÃO TEM NADA DE RELIGIÃO E NEM DE POLITICA , tem sim , de querer o melhor para as nossas famílias .

  4. A tv aberta esta com os dias contados, ja deu…esta chato,repetitivo e a Globo se perdeu misturando ideologia interna com programação popular. Artistas soberbos e desafiadores da sociedade. Pior é ver que a concorrência “burra” consegue ser mediocre e swm criatividade. O futuro sera nas telinhas dos smartphones.

  5. Obviamente o ‘Amor & Sexo’ é uma desgraça né. Tipo de pessoas que querem respeito mas não respeitam. Admirava muito Fernanda Lima, mas nem preciso assistir para criticar, pois só de ver a propaganda já se sabe a porcaria que é. A Globo só está se ‘desgraçando’ desta forma. Seja mais inteligente rede Globo, abre o olho.

  6. Na minha humilde opinião, só vejo que já alguns anos, a Globo trás muito a tona essa questão de sexualidade e opção sexual ,uma boa parte da população brasileira ja entendeu que o Respeito à opção sexual deve existir e que a sexualidade é de cada um, poderia se reduzir pois está em todos os programas da grade diária da emissora.

  7. Infelizmente a pessoa a frente desses programas não têm respeito pelos telespectadores, levam política para dentro um trabalho que poderia trazer um bom resultado para toda sociedade. Exemplo disso cita-se o programa “AMOR E SEXO” da semana retrasada, Fernanda Lima, em plena 22:h00min da noite mostrando ÓRGÃO GENITAL DE PESSOAS EM SEU PROGRAMA. O pior que estas são as mesmas pessoas que cobram respeito aos “ditos” direitos fundamentais da pessoa humana…Muita hipocrisia…

    1. sO PESSOAS DOENTES E PROSTITUTAS ASSISTEM AQUELE LIXO, UM SHOW DE PUTARIA, QUEM ASSISTE AQUELE LIXO DEVEM SER AS PUTAS E VIADOS DE PLANTAO.

  8. Essa Raquel Seradaze é uma impostora. E arregou quando SS lhe chamou a atenção. Por isso vem através das redes sociais criticar o ministério de Bolsonaro. COMUNISTA é o que você é. Nunca sairá da bancada do SBT. APRESENTADORA MEDÍOCRE. Você terminará seus dias na TV Cultura.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You May Also Like