Exatamente 30 dias depois de publicar a matéria “empresários bancam campanha contra o PT pelo WhatsApp” – feita por uma jornalista petista – a Folha admitiu, neste domingo (18), que publicou a denúncia sem apresentar provas.

Com clara intenção de causar impacto eleitoral, a matéria – a maior fake news do ano – foi ao ar no dia 18 de outubro, 10 dias antes da realização do segundo turno das eleições presidenciais. Nela, a jornalista petista Patrícia Campos Mello acusa, sem apresentar provas, “grupos privados” de tentarem interferir na disputa eleitoral por meio de disparos ilegais no Whatsapp que favoreceriam Jair Bolsonaro (PSL).

O único citado nominalmente na matéria foi Luciano Hang, fundador da Havan, que desafiou a Folha a mostrar as provas. Ao abrir investigação sobre o caso, o ministro corregedor do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Jorge Mussi, também afirmou que a matéria não apresentou provas. Dois dias depois, a Folha tentou “provar” a acusação contra a campanha de Bolsonaro apresentando um orçamento recusado pelo PSDB.

Motivada pela informação – fornecida por Facebook, Twitter e Whatsapp ao TSE – de que o presidente eleito e de seu partido não contrataram serviço de disseminação de mensagens em massa, a ombudsman (jornalista responsável por fazer a crítica inteira a matérias do jornal) da Folha, Paula Cesarino Costa, admitiu neste domingo que o jornal publicou a matéria sem apresentar provas.

Segundo Paula, “avalio importante e necessária a reportagem”, mas “o jornal falhou na forma narrativa de apresentá-la ao leitor”. Para a ombudsman,”faltaram detalhes que corroborassem as evidências, mesmo sem que fontes fossem reveladas”.

Paula também questionou a direção da Folha sobre a ausência de provas, obtendo a seguinte resposta de Vinicius Mota, secretário de Redação: “os documentos prospectados não podem ser publicados, pois revelariam a identidade de indivíduos que só aceitaram repassar informações sob o compromisso de anonimato”. Como se não fosse possível editar imagens de documentos para ocultar eventuais dados pessoais.

Em outras palavras: a Folha admitiu que a denúncia do jornal não apresentou provas.

45 comments
  1. Depois deste episódio resta somente arquivar na JUCESP a nova razão social para Faks de São Paulo.

  2. Por essas e outras que deixei de ler a Folha, depois de décadas de fidelidade ao jornal. E olha que não votei no Bolsonaro, mas a verdade não pode ser contaminada por preferências partidárias. Triste ocaso daquele que já foi “O jornal”.

  3. Na verdade até que em fim disse o português correto *EXISTIU CORRUPÇÃO NA MÃO DOS PETISTAS INCOMPETENTES* agora não existe mais Jair Bolsonaro é o presidente do Brasil psL #17 *ACEITA QUE DÓI MENOS*

  4. A mentira não dura para sempre. A verdade prevalecerá para sempre.
    Conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.

  5. Favor informar em que página de o Jornal a Folha de São Paulo de hoje, dia 18/11/2018, ele admite a falta de prova noticiada por essa Agência Caneta. Obrigado!

    1. É isso mesmo Suelio. Na hora de publicar a “fake news” foi em primeira página e letras garrafais. Para a publicação do “erramos” usa-se letras minúsculas lá pela página 8 do terceiro caderno. É muita desfaçatez. Jornais como esse precisam deixar de existir, pelo preciso motivo de que não fazem sua atividade principal, que é a de informar corretamente e com imparcialidade os seus leitores.

    1. Na verdade até que em fim disse o português correto *EXISTIU CORRUPÇÃO NA MÃO DOS PETISTAS INCOMPETENTES* agora não existe mais Jair Bolsonaro é o presidente do Brasil psL #17 *ACEITA QUE DÓI MENOS*

    2. Tem que investigar a fundo mesmo é o PT, será que vocês nunca enxergam a verdade.

    3. Difícil entender como vcs insistem em procurar provas em cima de uma mentira tá na hora da vaquinha pra cobrir os mais de três milhões que o PT ultrapassou na campanha
      E outra obs tem que investigar o pt pois de onde tiraram 35.000.000.00 milhões de reais pra uma campanha frajuta
      Engole o choro vai pois vc vai ter quatro anos pra chorar

    4. Então me explica como a campanha do Bolsonaro gastou somente 1 milhão e meio e ainda tentou doar o restante recebido de doações. E o Hadadd agora, fazendo vaquinha pra pagar o que gastou além dos 30 milhões recebidos.

  6. A direção deste jornal decadente, tem q meter o pé na bunda desta jornalista irresponsável e tbm do editor chefe.
    Este jornaleco de 5ª, tinha a convicção q
    O PT continuaria no poder, assim tentou dar está ultima cartada, tentando caluniar B17, resumo: só venderá jornal p esquerdopata.

  7. Cabe ao psl processar a folha e a jornalista do pt, que devia ir cuidar de galinhss, ao invés de fazer jornalismo.

  8. Caro Ricardo, estou com você em tudo que escreveu, apenas faço uma pequena ressalva, o Bolsonaro já entendia isso que você escreveu muito antes de ser candidato é com certeza já tem planejado como agir contra toda essa podridão que assola nosso pais, o exemplo maior foi a escolha de Sergio Mouro para o Ministério da Justiça.

  9. Eles não aprendem mesmo sabem que estão errados e não dão o braço a torcer isso é coisa de ptista mesmo cada vez tenho mais nojo dessas pessoas.

  10. O que me deixa perplexo, é o fato de que pessoas que resolvem falar ou escrever, o fazem sem qualquer atenção para o quê vão dissertar e muito menos lastrear de provas o conteúdo, pois acham que escrever para uma empresa de grife, pode imisquir-se de responsabilidades dos seus atos. O País está mudando e, com isso, espero sinceramente que a justiça acabe com esse pedestal de hipocrisia, da mentira, de soberba e, principalmente, a Justiça puna esses pseudos profissionais que acham que podem escrever mentiras com o intuito de atacar a honra e dignidade de quem quer que seja, e de enganar o povo!

  11. Tem que mandar a jornalista embora por irresponsabilidade profissional e agir de ma fe tendo como alvo os eleitores.

  12. Não precisamos de fake news de WhatsApp, a propria mídia oficial na faz isso há anos! O exemplo da Folha é o mais latente, mas isso vem acontecendo sempre.
    A questão é, aos interesses de quem essa imprensa age?
    Do povo já sabemos que não é.

  13. Alto lá. ….este renomado jornal de São Paulo não era uma das empresas que criaram a ferramenta “FATO OU FAKE” ?

  14. Bolsonaro tem que entender que sua luta não é contra um menino com fuzil na mão, ou contra um jovem vendendo drogas para nossas crianças nas portas das escolas, estes são só frutos de uma poderosa organização criminosa, a maior do mundo e de todos os tempos, que está entranhada em todos meios, inclusive de comunicação, onde folha, globo e editora abril se sobressaem.

  15. Sim, agora é réu confesso, a Folha de SP vai responder pelo crime de calúnia e falsidade ideológica? Pela sua irresponsabilidade e falta de ética e profissionalismo, como reportagens tendenciosas e sem fundamentos. O ideal seria que, houvesse uma Auditoria nas contas da Folha pela Receita Federal para saber se ela estava recebendo do PT por esses Fake News.

  16. Mas mesmo assim não deu o braço a torcer e está defendendo a tal reportagem, dizendo que “a narrativa” é que não deixou claro os fatores que corroboram as acusações, não disse que não existem. Enfim, deu pinta de que a ombudsman tem um certo limite para criticar as matérias da folha. Sou capaz de apostar que esse um mês inclusive foi o tempo para ela modificar o texto dela até seus patrões e os advogados da folha aprovarem o que ela escreveu.

    1. Melhor ser uma jornalista incompetent e e pau’andado qo que ser criminosa, crime eleitoral, além de responder civil,ente por indenizações.

      1. Não pode ser burra, portanto tem que ser ptista, ou seja mal intencionada e conivente ou está levando ou querem levar um por fora.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You May Also Like