A Ordem dos Advogados do Brasil de Minas Gerais  (OAB-MG) ingressou com mandado de segurança junto ao Tribunal Regional Federal da Primeira Região (TRF-1) para impedir que o advogado Zanone Manuel de Oliveira seja obrigado a informar quem o contratou e financiou para atuar na defesa de Adélio Bispo de Oliveira, o criminoso que tentou matar o presidente Jair Bolsonaro (PSL) em Juiz de Fora-MG.

No dia 21 de dezembro passado, o advogado foi alvo de mandados de busca e apreensão cumpridos pela Policia Federal em Contagem-MG, onde Zanone Manuel de Oliveira mora e possui um escritório. Foram apreendidos um telefone celular, um disco rígido com câmeras de segurança do prédio, livros de caixa, recibos e comprovantes de pagamentos de honorários de Zanone.

Segundo o diretor de Comunicação da OAB-MG, Raimundo Cândido Neto, o objetivo é “proteger o sigilo profissional”, garantindo “o sigilo nas relações advogado/cliente para a proteção dos cidadãos”.

Em entrevistas, o advogado Zanone Manuel de Oliveira Junior afirmou que recebeu R$ 5 mil em dinheiro de um “desconhecido”, com o qual se reuniu em seu escritório em Belo Horizonte no dia seguinte à tentativa de assassinato, para cuidar da defesa de Adélio até a conclusão da investigação da Polícia Federal. Segundo ele, outros R$ 20 mil seriam pagos pelo serviço em parcelas mensais, mas o contratante “desapareceu”.

42 comments
  1. A proteção do sigilo advogado/cliente não será afetada nesta investigação, já que a PF investiga quem pagou e não o que o Adélio falou com o advogado sobre o crime.

  2. Advogados não são obrigados a informar as fontes de suas receitas para o imposto de renda? O sigilo profissional restringe-se às fontes de informações, não a nomes de contratantes.

    1. Isso mesmo.
      Os advogados que atuam como autônomos e prestam serviços para pessoas físicas devem fazer a declaração dos valores e a identificação do tomador do serviço com nome completo e CPF no Carnê-Leão.

  3. A OAB deveria ser fiscalizada e nada de sigilo.
    Sigilo cheira quase sempre mal;quem não deve não teme.
    Sigilo cheira falcatruas e negócios ilícitos.

  4. Corretissimo quem pagou o advogado para defender Adélio não é cliente portanto é obrigação do advogado informar a policia e a justiça que efetuou o pagamento para custaed e honorarios…sou advogado e nao estamos avima da lei..Nosso sigilo tem limites como de qualquer putro cidadão….

  5. Corretissimo quem pagou o advogado para defender Adélio não é cliente portanto é obrigação do advogado informar a policia e a justiça que efetuou o pagamento para custaed e honorarios…sou advogado e nao estamos avima da lei..Nosso sigilo tem limites como de qualquer putro cidadão….

  6. Tentativa de assassinato de um Candidato a presidente da República é crime contra segurança Nacional. Isto posto, que se foda a OAB, o advogado do criminoso e o criminoso.
    CACETE NELES.

  7. A OAB virou protetora de bandidos? Defende o fim d lava Jato, protege o criminoso que esfaqueou Bolsonaro… E o atual presidente nacional, além de ideias controversas, agora, seu escritório envolvido em verbas sem licitações … Grande exemplo!!!

  8. Um bandido com mais privilegio do que um Presidente da Republica, esfaqueia, acompanhado com advogados pagos por pessoas desconhecidas, ainda protegido pela OAB proibindo judicialmente para não divulgar o nome da pessoa q pagou o advogado. Isso só acontece no Brasil. Desmotiva qualquer aluno de Direito a fazer OAB. Já que a palavra JUSTIÇA na pratica nem sempre acontece. Acho melhor acabar com a OAB

  9. Um bandido com mais privilegio do que um Presidente da Republica, esfaqueia, acompanhado com advogados pagos por pessoas desconhecidas, ainda protegido pela OAB proibindo judicialmente para não divulgar o nome da pessoa q pagou o advogado. Isso só acontece no Brasil. Desmotiva qualquer aluno de Direito a fazer OAB. Já que a palavra JUSTIÇA na pratica nem sempre acontece. Acho melhor acabar com a OAB

  10. Absurdo isso aí, tem que ter mais garra agora que estão tentando esconder esse ataque político.

    E dá uma revisada na matéria aí, está escrito “livros de caixa”.

  11. Dizer que surpreende a posição da OAB-MG é uma inverdade. O que vemos neste Brasil contaminado pelo câncer da corrupção é o corporativismo nefasto e nojento, Políticos defendendo Políticos corruptos, STF publicando decisões contrárias a tudo que dele se espera, corporativismo no Poder Judiciário, milionarios corruptores rindo, debochando da cara dos brasileiros que vivem sendo explorados tributariamente, e agora a derradeira esperança da aplicação e distribuição da Justiça também decepciona. Uma pergunta a OAB-MG onde você estava na tragédia de Mariana, Brumadinho? Agora para impedir que os Brasileiros saibam quem financia os Advogados que defendem um criminoso que tentou tirar a vida do Presidente do Brasil você aparece? É lamentável..talvez os verdadeiros advogados que honestamente brigam contra injustiças nesta País hoje se envergonham daqueles que os representam. Acorda OAB mineira.

    1. Sou de Mariana e Advogado. Para de falar asneira sobre assuntos sobre os quais não sabe. Nem da atuação da OAB nos dois desastres e nem sobre a importância do sigilo profissional. Quando for contra você ou um Advogado seu, vai ser daqueles que “xingam muito no Twitter”…

      1. De qualquer forma, já está na hora do pessoal do judiciário parar de achar que é intocável. Não estão acima do bem e do mal.

      2. Me desculpe discordar de voce.
        Mas a questao colocada é que quem paga ao Advogado do Adelio nao é cliente. O sigilo existe e deve ser mantido entre advogado e o Adelio Bispo , quem está pagando o advogado de defesa nao é cliente,mas sim patrocinador.
        Quanto as açoes da OAB MG, se existiram nos 2 desastres ,ao inves de voce ficar tentando desmerecer quem questionou informe -nos quais foram e qual foi a sua extensáo .
        Advogado é igual a qualquer cidadáo nao é melhor e nem pior.
        Devem dar o exemplo principalmente por conhecerem mais das leis do que qualquer um.

  12. E por essas e outras, que dizem: que o indivíduo que não quer estudar, vai ser advogado, político ou colunista social.

  13. A OAB perdeu a total nocao do que e a verdadeira defesa do DIREITO. Alem de considerarem normal uma “ESTORIA” dessas que o advogado contou, ainda entram com Mandado de Seguranca para impedir que ele revele o mandante. Ora,”um individuo desconhecido, deu-lhe 5 MIL e ficou de pagar os 20 restantes em prestacoes”? Como assim? E ai sem mais nem menos “DESAPARECEU” e o advogado continuou defendendo o Adelio, mesmo assim?
    E asssim que funciona a DITADURA dos advogados. Atencao Dr. Sergio Moro!!!

  14. O Brasil está contaminado por causa dos políticos que se vende a corrupção, arrancando os direitos dos pobres e trabalhadores!
    Malditos o juízo pra vocês será sem misericórdia, pilantras, mal caráter!

  15. Patriotas,
    Se o jogo é limpo daqui em diante, porque só a OAB pode jogar sujo…
    Acabou malandragem!!!
    Foi tentativa de Assassiinato a um Candidato a um Cargo Federativo Nacional, daí crime Federal…Tem que aparecer o Patrocinador do Meliante…
    Se não vamos fazer aparecer…
    😠😠😠😠😠😠😠

  16. O sigilo é entre advogado e cliente, não se aplica entre advogado e terceiro, pois este não é cliente , é apenas financiador.

  17. Que coisa esquisita essa OAB. Parece que ela não serve para a justiça, mas para os bandidos.
    Não vejo honra em alguém que para ganhar a vida tenha que viver defendendo bandidos.

  18. Ta mais do que na hora de acabar com a contribuição anual da OAB e com os exames ! É assim que se financiam essa mafia.

  19. Ontem, comentei no Twitter, acerca da impossibilidade de os BOMBEIROS de SC transitarem pela BR 116, pois se não pagassem o pedágio. Agora, há essa infeliz notícia sobre a OAB e a consequente ilação de sua vinculação ao crime. O comentário de ontem e o de hoje é o mesmo: É SURREAL.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

You May Also Like