Após a Caneta publicar uma checagem mostrando que o “jornalista” Jamil Chade do UOL divulgou dados falsos sobre os gastos anuais com universitários no Brasil, o “jornalista” admitiu que divulgou uma “fake news”, mas culpou a OCDE pela matéria falsa.

Em texto publicado mais de um dia depois da matéria original, Jamil afirma que o “erro” ocorreu porque os dados no site da OCDE estavam incorretos. Entretanto, o estudo original com os dados corretos sempre esteve disponível no site da instituição, o que deixa claro que o “jornalista” do UOL sequer consultou o estudo original. A própria Caneta provou isso divulgando os dados reais um dia antes da errata do “jornalista” divulgá-los.

Jamil Chade ainda mente em sua errata, afirmando que “para me certificar que ela estava correta, usei todos os instrumentos que a OCDE oferece em seus indicadores – tabelas, dados e mapas. Em todos eles, o resultado era idêntico: Brasil em último lugar”. Uma breve consulta ao estudo completo com os dados corretos, como a Caneta fez, mostra que esta afirmação é falsa: o Brasil é o 16° país que mais gasta com ensino superior entre os 36 com dados disponíveis.

Até mesmo o título da errata mostra a intenção de manipular as informações. Enquanto o título da matéria falsa afirmava “Brasil é o último colocado em gastos com universitários, diz OCDE“, o título da errata não afirma que “Brasil tem gastos europeus com universitários” ou algo similar. A manchete da errata se limita a culpar a OCDE pela notícia falsa publicada pelo UOL: “OCDE admite erro na publicação de dados sobre educação no Brasil”.

A guerra pela aprovação da Reforma da Previdência continua. Faça parte: clique aqui

3 comments
  1. já estrapolou a fake news, chegou ao forja news…..
    noticias forjadas nas fornalhas comunista , queimando no fogo da inveja !

  2. Parabéns pela coragem de desmascarar esses canalhas! Comunistas bastardos! Cara, o nível do jornalismo brasa está num mal caratismo que ultrapassa a estratosfera! Nojo dessa da mídia tradicional calhorda! Pessoal vamos divulgar essa matéria do caneta, compartilhando nas suas redes e com familiares.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You May Also Like